Muse
Começaram por ser os Gothic Plague, depois os Fixed Penalty e os Rocket Baby Dolls. Mas foi como Muse que conquistaram tudo e todos!
Tudo começou em 1994 anos quando Matthew Bellamy (vocalista) e a família se mudaram para Teignmouth, em Devon na Inglaterra. Para passar o tempo, Matt, Christopher Wolstenholme (baixo e teclas) e Dominic Howard (bateria) formaram a uma banda, os Gothic Plague, que faziam covers de outras bandas. O sucesso foi pouco ou nenhum. Mesmo depois de terem mudado de nome mais duas vezes...
Anos mais tarde, com o aparecimento da britpop e de bandas como Blur e Oasis, eles viraram as atenções para Smashing Pumpkins, Radiohead e Nirvana - grupos que os inspiraram e de certa forma, serviram de 'musa'.
Foi então que as coisas ficaram mais sérias: ensaiavam com frequência, tocavam onde podiam, mudaram o nome para Muse e trabalharam para arranjar um contrato com uma editora. Conseguiram-no com uma editora experimental em 1998.
Despertaram depois o interesse de editoras americanas e em Novembro desse ano, estavam a tocar em Nova Iorque. Em Dezembro e após uma série de concertos nos EUA, assinaram com a editora de Madonna, a Maverick.
Saíram então os EPs, Muse em 1998 e Muscle Museum em 1999 que esgotaram rapidamente e os catapultaram quase de imediato para a gravação do novo álbum - 'Showbiz'. Foi o início de uma nova era para os rapazes: os Muse tinham agora uma legião de fãs que aumentou com o segundo álbum 'Origin of Symmetry' em países tão distantes como o Japão e Rússia (para não falar nos concertos esgotados em toda a Europa e EUA).
O terceiro disco de inéditos, 'Absolution', saiu em Setembro de 2003. O álbum foi nº1 no Reino Unido e os singles Time Is Running Out e Hysteria foram sucessos imediatos, entrando para as playlists da maioria dos canais de música e rádios. "
'Black Holes and Revelations' foi lançado em Julho de 2006, e, assim como seu antecessor, estreou na primeira posição dos tops britânicos. Em 2009, surge o 5º álbum dos Muse - 'The Resistance' - com o single I Belong To You a fazer parte da banda sonora do filme 'Twilight: Lua Nova'.
Entre prémios e nomeações, muito haveria para dizer sobre a música dos Muse... Paixão, energia, raiva, talvez das últimas bandas que apareceu que contém a verdadeira essência de que qualquer banda que vem para ficar tem. Talvez por isso, há quem já lhes chame "a melhor banda do mundo".